quarta-feira, 20 de outubro de 2010

É Passado?

Passado nos pertence, n tem com fugir. E em alguns momentos eles retornam do nda. Como por exemplo, uma canção que lembre vc dançando com akela menina ou menino nas tais "brincadeiras" que fazíamos na casa de um amigo, nossa eu adorava. Ou qdo sem querer encontra largada no porão da casa de sua avó uma maquina de escrever ou qq utensílio doméstico que sua mãe relutou com tdo custo em trocá-lo por uma versão mais moderna. E que tal ir mais longe ainda, o leiteiro que entregava o leite ainda quente na porta de casa, bicicletas como meio de transporte para o trabalho, (e isso nem era uma opção), piquenique no domingo com a familia...ow, tempo bom... como dizia meu avô. Tdo PASSADO. Mas ja que falei do leiteiro, profissão que n existe mais, embora eu e meia cidade continue chamando Papai assim...rs! (Meu pai trabalha com laticínios), foi por isso que entrei nesse assunto. Li uma matéria na revista Mundo Estranho falando sobre profissões de antigamente, me interessei e pesquisei mais. Você pode duvidar, mas existe alguns desses seres remotos ainda por aí... faze o que ne? Tem gente que n se desapega do passado...rs!
ACENDEDOR DE LAMPIÕES
Até a metade do século 20, qdo as cidades eram iluminadas por lampiões, alguém precisava acendê-los e apagá-los. A tarefa era realizada por pessoas que abasteciam as peças com querosene à noite e faziam sua luz sumir com um pano úmido pela manhã.
PINSETTER
Qdo os pinos dos boliches n eram recolocados automaticamente em sua posição anterior à jogada, havia uma pessoa que os recolhia e organizava para que os jogadores pudessem lançar bola novamente. O método automatico entrou em 1952.
LEITOR
Trabalhadores de manufaturas de charutos de Cuba, México, República Dominicana e da Flórida contratavam uma pessoa que lesse noticias de jornais e informes de sindicatos eqto trabalhavam, nas primeiras décadas do século 19.
PIANISTAS DE CINEMA
No cinema mudo para entreter o público e tornar as projeções menos chatas, pianistas faziam a trilha sonora ao vivo durante as sessões.
LIMPADOR(A) DE ESCARRADEIRAS
Eca! Sem maiores explicações! Ta...ta bom...escarradeiras eram akelas peças do seculo XIX que as mulheres e homens costumavam mascar fumo e cuspir nelas, aí alguém tinha que limpar, ne?
CARPIDEIRA
É uma profissional feminina cuja função consiste em chorar no defunto alheio. É...é isso mesmo. A Dona chorava seus prantos sem nenhum grau de parentesco e ainda ganhava por isso.
MECANÓGRAFO
Era o responsável por escrever textos na maquina de escrever. Já que n se usa mais maquinas de escrever, consequentemente eles viraram digitador.
Bom, fora esses de nomes mais estranhos, existiam os mais comuns que o nome ja diz por si só, ou que a maioria ja conhece e sabe que eles passaram dessa pra melhor:
GRAVADOR DE CLICHÊS
SERZIDEIRA
MOTORNEIRO (condutor de bonde)
CALCETEIRO (colocador de pedras e paralelepípedos)
OPERADOR DE TELETIPO (codigo morse)
CATADOR DE ESTRUME
TECELÃO
MONTADORES DE CHAPÉUS DE FELTRO
COCHEIRO (carruagem)
GUARDA-LIVROS
CONSETADOR DE GUARDA-CHUVAS (hj a gente joga fora e compra no Chinês por 5 reais)
HOMEM DO SACO (afinal, eu achava que ele era contratado pelos meus pais pra me assustar qdo eu fazia arte...e nunca deu errado viu...)
Vc pode ta pensando, nossa qto desemprego essas extintas profissões geraram, ne? O bom é que as gerações dessas profissoes tb quase n existe mais, e as novas gerações ja vieram com as novas profissões, ou ao contrário? Enfim...é assim...o mundo gira e tudo amanha ja é passado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário